DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
F, F, V, F, V
V, F, V, V, F
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com Renzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Para atender aos preceitos da educação inclusiva é preciso estruturar flexibilizações e adequações nos objetivos de aprendizagem; nos conteúdos; nas metodologias propostas; nos materiais; no processo de avaliação; no espaço físico e na organização do tempo. A autora Lopes (2010) descreve algumas sugestões, possibilidades e necessidades de flexibilização e adequações. Dentre eles:
I - Adaptações de objetivos de aprendizagem: se refere ajustes e modificações realizadas pelo professor nos objetivos pedagógicos constantes de seu plano de ensino, de forma criteriosa e responsável para não ocorrer empobrecimento do currículo.
II - Adaptações de conteúdos: objetiva garantir que os conteúdos curriculares estejam relacionados aos objetivos de ensino e planejamento do ano escolar.
III - Adaptações de método de ensino e da organização didática: Se refere a adequação do método de ensino às necessidades de cada aluno, considerando seus estilos e ritmos. Considerar que somente em casos de deficiência, os estudantes necessitam de diferentes adequações e metodologias.
IV - Adaptações no processo de avaliação: referem-se a ajustes e flexibilizações, modificação nas técnicas e nos instrumentos utilizados, preservando sua relação com os objetivos e os conteúdos estabelecidos.
V - Adaptações do espaço físico e da organização do tempo: trata-se de ações cujo compromisso é garantir a todos os estudantes o acesso ao conhecimento. Ofertar um serviço que respeite os tempos, espaços, estilos e ritmos de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, IV e V apenas
I, III e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I, IV, V apenas
De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.
Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
Conforme as conceituações e caracterizações apresentadas nos documentos oficiais que definem o Transtorno do Espectro Autista, e estudado nesse capítulo:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades de comunicação, com comportamentos restritos e/ou repetitivos e com rígidos padrões de comportamento, resistência a mudanças e apego importante à rotina.
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista não correspondam ao contato social e às normas sociais por condicionamento, ignorando ou não correspondendo ao significado do contato social ou de manifestações de afeto.
( ) É comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem reações e manifestações comportamentais recorrentes como: choro intenso, movimentos corporais repetitivos, indiferença em relação aos apelos e tentativas de ajuda, apego a determinados locais fixos na escola e recusa em deslocar-se conforme orientado; trata-se de reflexos de sua característica de inflexibilidade.
( ) É característica comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem comportamentos de autoagressões ou reações abruptas envolvendo objetos ou mesmo alguma outra pessoa.
( ) Os comportamentos de autoagressões ou reações abruptas tratam-se de estado permanente como reações a alguma alteração importante na sua rotina.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
F, F, V, F, V
V, F, V, V, F
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com Renzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Para atender aos preceitos da educação inclusiva é preciso estruturar flexibilizações e adequações nos objetivos de aprendizagem; nos conteúdos; nas metodologias propostas; nos materiais; no processo de avaliação; no espaço físico e na organização do tempo. A autora Lopes (2010) descreve algumas sugestões, possibilidades e necessidades de flexibilização e adequações. Dentre eles:
I - Adaptações de objetivos de aprendizagem: se refere ajustes e modificações realizadas pelo professor nos objetivos pedagógicos constantes de seu plano de ensino, de forma criteriosa e responsável para não ocorrer empobrecimento do currículo.
II - Adaptações de conteúdos: objetiva garantir que os conteúdos curriculares estejam relacionados aos objetivos de ensino e planejamento do ano escolar.
III - Adaptações de método de ensino e da organização didática: Se refere a adequação do método de ensino às necessidades de cada aluno, considerando seus estilos e ritmos. Considerar que somente em casos de deficiência, os estudantes necessitam de diferentes adequações e metodologias.
IV - Adaptações no processo de avaliação: referem-se a ajustes e flexibilizações, modificação nas técnicas e nos instrumentos utilizados, preservando sua relação com os objetivos e os conteúdos estabelecidos.
V - Adaptações do espaço físico e da organização do tempo: trata-se de ações cujo compromisso é garantir a todos os estudantes o acesso ao conhecimento. Ofertar um serviço que respeite os tempos, espaços, estilos e ritmos de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, IV e V apenas
I, III e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I, IV, V apenas
De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.
Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
Conforme as conceituações e caracterizações apresentadas nos documentos oficiais que definem o Transtorno do Espectro Autista, e estudado nesse capítulo:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades de comunicação, com comportamentos restritos e/ou repetitivos e com rígidos padrões de comportamento, resistência a mudanças e apego importante à rotina.
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista não correspondam ao contato social e às normas sociais por condicionamento, ignorando ou não correspondendo ao significado do contato social ou de manifestações de afeto.
( ) É comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem reações e manifestações comportamentais recorrentes como: choro intenso, movimentos corporais repetitivos, indiferença em relação aos apelos e tentativas de ajuda, apego a determinados locais fixos na escola e recusa em deslocar-se conforme orientado; trata-se de reflexos de sua característica de inflexibilidade.
( ) É característica comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem comportamentos de autoagressões ou reações abruptas envolvendo objetos ou mesmo alguma outra pessoa.
( ) Os comportamentos de autoagressões ou reações abruptas tratam-se de estado permanente como reações a alguma alteração importante na sua rotina.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Para atender aos preceitos da educação inclusiva é preciso estruturar flexibilizações e adequações nos objetivos de aprendizagem; nos conteúdos; nas metodologias propostas; nos materiais; no processo de avaliação; no espaço físico e na organização do tempo. A autora Lopes (2010) descreve algumas sugestões, possibilidades e necessidades de flexibilização e adequações. Dentre eles:
I - Adaptações de objetivos de aprendizagem: se refere ajustes e modificações realizadas pelo professor nos objetivos pedagógicos constantes de seu plano de ensino, de forma criteriosa e responsável para não ocorrer empobrecimento do currículo.
II - Adaptações de conteúdos: objetiva garantir que os conteúdos curriculares estejam relacionados aos objetivos de ensino e planejamento do ano escolar.
III - Adaptações de método de ensino e da organização didática: Se refere a adequação do método de ensino às necessidades de cada aluno, considerando seus estilos e ritmos. Considerar que somente em casos de deficiência, os estudantes necessitam de diferentes adequações e metodologias.
IV - Adaptações no processo de avaliação: referem-se a ajustes e flexibilizações, modificação nas técnicas e nos instrumentos utilizados, preservando sua relação com os objetivos e os conteúdos estabelecidos.
V - Adaptações do espaço físico e da organização do tempo: trata-se de ações cujo compromisso é garantir a todos os estudantes o acesso ao conhecimento. Ofertar um serviço que respeite os tempos, espaços, estilos e ritmos de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, IV e V apenas
I, III e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I, IV, V apenas
De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.
Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
Conforme as conceituações e caracterizações apresentadas nos documentos oficiais que definem o Transtorno do Espectro Autista, e estudado nesse capítulo:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades de comunicação, com comportamentos restritos e/ou repetitivos e com rígidos padrões de comportamento, resistência a mudanças e apego importante à rotina.
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista não correspondam ao contato social e às normas sociais por condicionamento, ignorando ou não correspondendo ao significado do contato social ou de manifestações de afeto.
( ) É comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem reações e manifestações comportamentais recorrentes como: choro intenso, movimentos corporais repetitivos, indiferença em relação aos apelos e tentativas de ajuda, apego a determinados locais fixos na escola e recusa em deslocar-se conforme orientado; trata-se de reflexos de sua característica de inflexibilidade.
( ) É característica comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem comportamentos de autoagressões ou reações abruptas envolvendo objetos ou mesmo alguma outra pessoa.
( ) Os comportamentos de autoagressões ou reações abruptas tratam-se de estado permanente como reações a alguma alteração importante na sua rotina.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
II, IV e V apenas
I, III e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I, IV, V apenas
De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.
Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
Conforme as conceituações e caracterizações apresentadas nos documentos oficiais que definem o Transtorno do Espectro Autista, e estudado nesse capítulo:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades de comunicação, com comportamentos restritos e/ou repetitivos e com rígidos padrões de comportamento, resistência a mudanças e apego importante à rotina.
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista não correspondam ao contato social e às normas sociais por condicionamento, ignorando ou não correspondendo ao significado do contato social ou de manifestações de afeto.
( ) É comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem reações e manifestações comportamentais recorrentes como: choro intenso, movimentos corporais repetitivos, indiferença em relação aos apelos e tentativas de ajuda, apego a determinados locais fixos na escola e recusa em deslocar-se conforme orientado; trata-se de reflexos de sua característica de inflexibilidade.
( ) É característica comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem comportamentos de autoagressões ou reações abruptas envolvendo objetos ou mesmo alguma outra pessoa.
( ) Os comportamentos de autoagressões ou reações abruptas tratam-se de estado permanente como reações a alguma alteração importante na sua rotina.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
Conforme as conceituações e caracterizações apresentadas nos documentos oficiais que definem o Transtorno do Espectro Autista, e estudado nesse capítulo:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades de comunicação, com comportamentos restritos e/ou repetitivos e com rígidos padrões de comportamento, resistência a mudanças e apego importante à rotina.
( ) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista não correspondam ao contato social e às normas sociais por condicionamento, ignorando ou não correspondendo ao significado do contato social ou de manifestações de afeto.
( ) É comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem reações e manifestações comportamentais recorrentes como: choro intenso, movimentos corporais repetitivos, indiferença em relação aos apelos e tentativas de ajuda, apego a determinados locais fixos na escola e recusa em deslocar-se conforme orientado; trata-se de reflexos de sua característica de inflexibilidade.
( ) É característica comum as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentarem comportamentos de autoagressões ou reações abruptas envolvendo objetos ou mesmo alguma outra pessoa.
( ) Os comportamentos de autoagressões ou reações abruptas tratam-se de estado permanente como reações a alguma alteração importante na sua rotina.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, F, F
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
1, 3, 2, 1, 3
1, 2, 3, 1, 2
2, 1, 3, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
2, 2, 1, 1, 3
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
A, B e C apenas
B, C e D apenas
A, C, e D apenas
A, B, C, D e E
B, D e E apenas
Segundo os autores e documentos oficiais referendados o capítulo em estudo, a conceituação da surdocegueira é historicamente envolvida em vários debates. Sobre sua conceituação e caracterização, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais em diferentes épocas da história. Algumas palavras chave, definições e terminologias se referem a determinado contexto e período histórico. Diante do exposto, enumere de acordo:
(1) Séculos XVI a XIX (2) Século XX (3) Século XXI
( ) Conceito baseado na abordagem moral e médica. Perspectiva de cura. Essas pessoas eram acompanhadas pela psiquiatria.
( ) Considerado como desenvolvimento cerebral incompleto, gerando incapacidade, incompetência.
( ) Compreendida como doença mental tratada exclusivamente por equipes médicas. As pessoas ficavam institucionalizadas.
( ) Conceito baseado na inutilidade do indivíduo sobressaindo práticas de isolamento social.
( ) Conceito que considera a relação entre o funcionamento do indivíduo, os apoios necessários, as interações e papeis sociais e o contexto.
Marque a alternativa com a sequência correta:
A surdocegueira é conceituada, portanto, como uma deficiência única e estritamente sensorial e não a somatória de duas deficiências.
Trata-se de uma deficiência única e singular ocasionada pela perda dos sentidos da visão e da audição e não uma somatória de duas deficiências específicas.
A criança surdocega é uma criança surda que não pode ver e ou um cego que não pode ouvir.
A surdocegueira implica na perda significativa dos sentidos da audição e da visão de uma forma que ocasione dificuldade no aspecto educacional, social, profissional e de lazer de quem a possui.
A pessoa pode ser totalmente surda e cega ou possuir resíduos tanto auditivos quanto visuais.